Bem vindo ao Blog das professoras Lucélia Vargas, Wanda Maria, Cleide Hipólito e Rose Marie; estamos oferecendo a voces um espaço de aprendizagem,conhecimento e diversão. Nosso objetivo é proporcionar informações diversas sobre educação, portanto desejamos que voces se sintam a vontade para sugerir e navegar nesse espaço.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Atividade 5.3 - Pesquisando na Wikipédia e incluindo um link
Um processo muito importante, em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, recebendo o nome de Educação Inclusiva. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos respeitando-os nas suas diferenças, oportunizando seu crescimento, satisfação pessoal, inserção social, sucesso em sua carreira educacional, profissional, com uma abordagem humanística e democrática.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Atividade 5.2 - Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar, no sentido que Jean Piaget nos deixou?
Com a difusão da web ocorre uma revolução no processo ensino-aprendizagem. As informações das enciclopédias impressas se tornam, em grande parte, obsoletas por não contarem com a atualização contínua, como ocorre em alguns espaços virtuais. Espero que com esta difusão de informações, a cooperação esteja em alta. A palavra cooperação refere-se a um tipo específico de interação onde não há opressão, não há uso, nem abuso do outro, onde as intenções são compartilhadas e as ações nasçam de acordos transparentes. Desta forma, as relações pedagógicas ocorrem num clima de confiança, no qual a afetividade está compreendida. De acordo com Piaget “o desenvolvimento intelectual e moral só ocorre através da cooperação, pois dela derivam o respeito mútuo e a autonomia, enquanto a coação, como um processo que supõe relação de subordinação, impede que exista uma reciprocidade de ações e sentimentos, impossibilitando à criança a construção das estruturas mentais operatórias necessárias à conquista da autonomia, imprescindível à formação e à consolidação do mundo democrático”. Verifico nas atuais práticas pedagógicas que precisamos avançar muito para propiciar aos educandos uma educação cooperativa e emancipatória no sentido que Jean Piaget nos deixou.
Rose Marie
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Continuação da atividade 4.2 Portfólio
Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia e Educação
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Tutora: Beloni Correa Barreto
PROINFO INTEGRADO
Projeto Voltar a Ser Criança
Autoras:
WANDA MARIA DE CARVALHO
LUCÉLIA DE OLIVEIRA VARGAS
CLEIDE HIPÓLITO
ROSE MARIE YUQUIE OSHIRO BARBOSA
Pesquisar a infância no passado e a infância nos dias de hoje, e como ela melhorou a aprendizagem.
- Compreender os valores sociais no ambiente de aprendizagem da criança;
- Conhecer a importância dos alimentos e o valor nutritivo;
- Conscientizar sobre a importância da internet para a aprendizagem;
- Valorizar o tempo da criança;
A Internet é um local onde as crianças encontram ampla oportunidade educacional, pesquisam os mais diversos assuntos, entram em contato com as diversidades do mundo, se divertem ou simplesmente relaxam. O que os pais precisam saber é que igual ao mundo real, no virtual também existem perigos para a criançada.
Crianças não têm capacidade de julgar o suficiente para determinar o que é bom ou ruim para elas e são facilmente enganadas por informações ou pessoas falsas, passando seus dados pessoais via Internet. O vício pela Internet interfere diretamente naquilo que os avós e pais certamente tiveram na infância: a liberdade para brincar nas ruas e fazer amizades através de relações pessoais, e não à distancia.
Nesse momento, os pais exercem papel fundamental na educação dos filhos em relação ao mundo idealizado do computador. Crianças menores de 10 anos não devem navegar sozinhas. O ideal é que os menores estejam sempre acompanhados de um adulto para orientação do certo e do errado.
Não que a Internet seja um bicho-papão. Ao contrário. A garotada da fase pré-escolar pode usufruir a diversidade de sons, imagens e cores que a Internet proporciona. Sempre esteja com a criança mostrando fotos da família, visitando sites infantis e já ensinando regras de segurança como o de não passar seu nome para alguém ou site que peça qualquer tipo de informação pessoal. Incentive a chamá-lo quando algo diferente acontecer.
RESULTADOS
1 - Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.
2 - Nunca divulgue informações sobre sua vida, como por exemplo, seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora.
3 - Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet.
4 - Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas - até mesmo seus pais ou sua escola! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer.
5 - Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma idéia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma idéia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer.
6 - Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line - eles sabem o que fazer.
6 - Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line - eles sabem o que fazer.
7 - Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que perder confiando em alguém você não conhece. Do mesmo modo, evite clicar nas URLs que lhe parecem suspeitas.
8 - Nunca distribua suas senhas para outros colegas.
8 - Nunca distribua suas senhas para outros colegas.
9 - Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo, compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.
10 - Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo.
11 - Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente.
Não há dúvida de que a internet é uma ferramenta que tem auxiliado o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela são infinitos. Mas existe também o “lado negro da força”, como pedofilia, pornografia e crimes cibernéticos (só para citar alguns fatores negativos). Como tudo na vida você tem o direito de escolher o que é melhor pra você e pagar um preço por essa escolha.
Mas as crianças e adolescentes não tem o preparo necessário para distinguir o “certo do errado” numa sociedade a cada dia mais virtual. Cabe então a nós, como pais e responsáveis, monitorar o que nossos filhos acessam na rede e, constantemente, os instruirmos a não conversar com estranhos e, em hipótese alguma, fornecer números de telefone ou endereço residencial.
Nesse momento, os pais exercem papel fundamental na educação dos filhos em relação ao mundo idealizado do computador. Crianças menores de 10 anos não devem navegar sozinhas. O ideal é que os menores estejam sempre acompanhados de um adulto para orientação do certo e do errado.
Não que a Internet seja um bicho-papão. Ao contrário. A garotada da fase pré-escolar pode usufruir a diversidade de sons, imagens e cores que a Internet proporciona. Sempre esteja com a criança mostrando fotos da família, visitando sites infantis e já ensinando regras de segurança como o de não passar seu nome para alguém ou site que peça qualquer tipo de informação pessoal. Incentive a chamá-lo quando algo diferente acontecer.
REFERÊNCIAS
http://www.getnetwise.org/safetyguide/tips/kids.shtml
http://www.msn.com.br/informatica/criancas/
http://www.safekids.com
http://www.smartparent.com
http://www.msn.com.br/informatica/criancas/
http://www.safekids.com
http://www.smartparent.com
Relatório
Criamos nosso blog e o denominamos:”Espaço do Saber”. Em treze de outubro, quarta-feira, postamos nosso primeiro texto: “Bem vindos ao Blog das professoras Lucélia Vargas,Wanda Maria, Cleide Hipólito e Rose Marie; estamos oferecendo a vocês um espaço de aprendizagem,conhecimento e diversão. Nosso objetivo é proporcionar informações diversas sobre educação, portanto desejamos que sintam-se a vontade para sugerir e navegar neste espaço”. Nesse mesmo dia, recebemos o comentário da Professora Belô Barreto, tornando-se nossa primeira seguidora, o que muito nos alegrou!! Eis seu comentário: ”Parabéns, estou feliz em ter cursistas responsáveis e determinadas. Excelente o esboço do projeto do grupo de vocês. Continuem postando as próximas atividades. Sou uma seguidora de vocês. Beijos. Belô”.
Em seguida, escrevemos sobre os focos do projeto Voltar a Ser Criança: “pesquisar brincadeiras, cantigas, histórias infantis, tipos de programas preferidos; abordar o valor nutritivo dos alimentos e trabalhar o tempo útil da criança”. Questionamos o leitor através das problematizações: “Por que as crianças deixaram de brincar alguns tipos de brincadeiras? Por que as cantigas de rodas são pouco usadas? Por que a maioria das crianças ficam muitas horas assistindo televisão? Por que a televisão influencia na preferência alimentar das crianças? Por que hoje em dia falta tempo para a criança brincar e conversar?”
Na terça-feira, 19 de outubro, publicamos o texto referente ao andamento e novos questionamentos do projeto Voltar a Ser Criança: “Este projeto tem nos direcionado para formar o cidadão de maneira plena? A grande preocupação é a formação básica da criança... Pois a grande maioria das famílias não se preocupa com o que seus filhos estão acessando na internet...Algumas crianças e jovens não querem se preocupar com o futuro ou o tempo que está perdendo diante de um computador, os valores foram trocados. Perdem muito tempo com a máquina e esquecem-se do relacionamento humano, da família que deveria ser a base.O nosso projeto está na fase da pesquisa bibliográfica e de campo; já detectamos muitas famílias que deixaram a internet substituir o diálogo, o calor humano, o afeto. Pensando nisso, questionamos: Onde o mundo vai parar? O que podemos fazer para melhorar esta situação?”.
Em vinte e oito de outubro, criamos nosso portfólio e postamos nosso projeto.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Atividade 3.4 - Texto referente ao andamento do projeto e questionamentos do projeto Voltar a Ser Criança
Projeto: Voltar a Ser Criança
Este projeto tem nos direcionado para formar o cidadão de maneira plena? A grande preocupação é a formação básica da criança... Pois a grande maioria das famílias não se preocupa com o que seus filhos estão acessando na internet...Algumas crianças e jovens não querem se preocupar com o futuro ou o tempo que está perdendo diante de um computador, os valores foram trocados. Perdem muito tempo com a máquina e esquecem-se do relacionamento humano, da família que deveria ser a base.
O nosso projeto está na fase da pesquisa bibliográfica e de campo; já detectamos muitas famílias que deixaram a internet substituir o diálogo, o calor humano, o afeto. Pensando nisso, questionamos:
Onde o mundo vai parar?
O que podemos fazer para melhorar esta situação?
Rose Marie
Rose Marie
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Projeto: VOLTAR A SER CRIANÇA
Foco:
- Pesquisar brincadeiras, cantigas, histórias infantis, tipos de programas preferidos;
- Abordar o valor nutritivo dos alimentos;
- Trabalhar o tempo útil da criança.
Problematização:
- Por que as crianças deixaram de brincar alguns tipos de brincadeiras?
- Por que as cantigas de rodas são pouco usadas?
- Por que a maioria das crianças ficam muitas horas assistindo televisão?
- Por que a televisão influencia na preferência alimentar das crianças?
- Por que hoje em dia falta tempo para a criança brincar, conversar, etc?
Assinar:
Comentários (Atom)






